ciência

591 estrelas de alta velocidade são descobertas na Via Láctea

44views
591 estrelas de alta velocidade são descobertas na Via Láctea (Foto: KONG Xiao/NAOC)
591 estrelas de alta velocidade são descobertas na Via Láctea (Foto: KONG Xiao/NAOC)

Uma equipe liderada por astrônomos dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC) descobriu 591 estrelas de alta velocidade na Via Láctea. O achado, compartilhado na edição de dezembro do The Astrophysical Journal Supplement Series, é resultado da análise de dados obtidos graças ao Telescópio Espectroscópico de Fibra Multi-Objeto (Lamost) e à Missão Espacial Gaia.

Estrelas de alta velocidade são um tipo de estrela que se move rapidamente e pode até escapar de sua galáxia hospedeira. Segundo os especialistas, estudar esses astros é importante porque eles possibilitam uma visão aprofundada do funcionamento de outros fenômenos e corpos celestes presentes na galáxia.

Com base na cinemática e na química, os estudiosos descobriram que os astros recém-observados estão no halo interno da Via Láctea e que, das 591 estrelas, 43 podem até escapar da galáxia. “Suas baixas metalidades indicam que a maior parte do halo estelar se formou como consequência da acreção e interrupção da maré de galáxias anãs”, explicou ZHAO Gang, coautor do artigo, em declaração.

Depois que a primeira estrela de alta velocidade foi observada, em 2005, mais de 550 astros do tipo foram descobertos em apenas 15 anos. De acordo com os cientistas, o novo estudo sugere que, muito em breve, mais estrelas de alta velocidade e de outros tipos raros serão encontradas. “As 591 estrelas de alta velocidade achadas dessa vez dobraram o número total previamente descoberto, elevando a quantidade total para mais de 1.000”, afirmou LI Yinbi, principal autor do estudo.

Galileu