591 estrelas de alta velocidade são descobertas na Via Láctea

Uma equipe liderada por astrônomos dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC) descobriu 591 estrelas de alta velocidade na Via Láctea. O achado, compartilhado na edição de dezembro do The Astrophysical Journal Supplement Series, é resultado da análise de dados obtidos graças ao Telescópio Espectroscópico de Fibra Multi-Objeto (Lamost) e à Missão Espacial Gaia.
Estrelas de alta velocidade são um tipo de estrela que se move rapidamente e pode até escapar de sua galáxia hospedeira. Segundo os especialistas, estudar esses astros é importante porque eles possibilitam uma visão aprofundada do funcionamento de outros fenômenos e corpos celestes presentes na galáxia.
Com base na cinemática e na química, os estudiosos descobriram que os astros recém-observados estão no halo interno da Via Láctea e que, das 591 estrelas, 43 podem até escapar da galáxia. “Suas baixas metalidades indicam que a maior parte do halo estelar se formou como consequência da acreção e interrupção da maré de galáxias anãs”, explicou ZHAO Gang, coautor do artigo, em declaração.
Depois que a primeira estrela de alta velocidade foi observada, em 2005, mais de 550 astros do tipo foram descobertos em apenas 15 anos. De acordo com os cientistas, o novo estudo sugere que, muito em breve, mais estrelas de alta velocidade e de outros tipos raros serão encontradas. “As 591 estrelas de alta velocidade achadas dessa vez dobraram o número total previamente descoberto, elevando a quantidade total para mais de 1.000”, afirmou LI Yinbi, principal autor do estudo.
Galileu
Gostou? Então compartilhe este post:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)