tecnologia

Aplicativo do SUS para rastrear Covid-19 é pouco divulgado e fracassa por falta de uso

97views

Sabia que o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou um aplicativo para rastrear os casos de Covid-19? Se até agora você não tinha notado a existência do Coronavírus-SUS você não está sozinho. O app foi lançado em março de 2020, há mais de um ano, mas foi pouco divulgado pelo Ministério da Saúde e acabou tendo uma baixa adesão dos usuários.

Lançado no começo do ano passado, o serviço inicialmente dava apenas informações sobre a doença, como sintomas e formas de prevenção. Mas, em agosto, ganhou um recurso capaz de rastrear casos de coronavírus. Em que o usuário pode registrar que testou positivo para a doença. A partir daí, o aplicativo é capaz de ver o perímetro de pessoas ao redor que também marcaram como contaminadas.

publicidade

Aplicativo do SUS para rastrear Covid-19

Se alguém testar positivo e marcar no app, pode ainda notificar de forma anônima outras pessoas da região para tomarem cuidado com uma possível infecção. No entanto, a baixa adesão fez com que esse recurso se tornasse praticamente inútil. Já que se pouca gente usar a funcionalidade perde o sentido.

Aplicativo do SUS para rastrear Covid-19
Imagem: Divulgação Ministério da Saúde

Segundo dados do UOL, o aplicativo do SUS contra Covid-19 teve 61,5 milhões de downloads desde o lançamento, mas em fevereiro desde ano, apenas 2,3 milhões de usuários ativos, isso é equivalente a menos de 1% da população brasileira.

Leia mais:

As avaliações registradas na Play Store também são bastante negativas. O app segue com uma média de 3,4 estrelas, muito abaixo daquilo visto na maior parte dos aplicativos na plataforma. Nos comentários, diversos usuários reclamam de problemas na hora de registrar os casos positivos. O banco de dados é vinculado a o cadastro no site Valida Covid.

Ainda segundo o UOL, o governo revelou que, até o momento, 1.573 casos positivos foram registrados no app e confirmados via Valida Covid. O sistema de localização dos usuários e rastreio dos casos foi desenvolvido pelo Google e é adotado em outros países.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PjG_imUHTSI?start=3&feature=oembed&w=500&h=281]

Outro detalhe do serviço foi a pouca divulgação. O governo federal fez campanha pelo uso do aplicativo do SUS apenas em março do ano passado, durante seu lançamento e antes de rastrear casos de Covid-19. Após isso, não houve mais nenhuma grande campanha e outras notícias sobre a plataforma foram divulgadas através da imprensa.

Via UOL

Fonte: Olhar Digital