entretenimento

B3 oferece mais 12 BDRs de fundos de índice internacionais para o varejo

141views

A B3 disponibiliza aos investidores de varejo o investimento em mais 12 recibos de ações (BDR, sigla de Brazilian Depositary Receipt) de fundos de índice (ETF, também na sigla em inglês). Dos 39 recibos de fundos de índice internacionais lançados no ano passado, agora 23 já estão disponíveis para aplicação de investidores individuais.

De acordo com a B3, quando foram lançados em setembro do ano passado, os BDRs de ETFs estavam, inicialmente, restritos para investidores qualificados (aqueles com capital investido superior a R$ 1 milhão). Mas, gradualmente, os ativos começam a ser liberados aos investidores individuais.

Os produtos são atrelados a ETFs da família iShares geridos pela americana BlackRock. “As novas estratégias incluem setores pouco representados no mercado brasileiro, como tecnologia, saúde e biotecnologia, assim como opções de ETFs de ações europeias e de mercados emergentes”, diz o comunicado da bolsa.

Uma estratégia ESG – sigla para temas ambientais, sociais ou de governança – focada em mercados emergentes e que já representa 25% do total negociado desde o lançamento da plataforma também passa a estar disponível ao varejo.

Os 12 BDRs de ETFs que agora podem ser acessados por investidores de qualquer perfil seguem a nova regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para negociação dos BDRs, anunciada em setembro de 2020. A norma permitiu o lançamento de ativos com lastro em ETFs, além de possibilitar ao público em geral o acesso aos produtos.

“Os BDRs de ETFs complementam as carteiras dos investidores, dando, além de exposição a diferentes setores, diversificação geográfica e de moedas, o que torna a carteira do investidor de varejo mais robusta”, afirma o diretor de relacionamento com clientes e pessoa física da B3, Felipe Paiva.

“Sabemos que os benefícios de investir em mercados globais têm estado fora do alcance de muitas pessoas”, explica o presidente da BlackRock no Brasil, Carlos Takahashi. “Com o lançamento, damos mais um passo em direção ao nosso objetivo de tornar o investimento internacional mais fácil e acessível para todos”, acrescenta.

Na lista dos 12 BDRs de ETFs que passam agora a estar disponíveis ao varejo, estão o iShares Silver Trust, iShares Inc iShares ESG Aware MSCI EM ETF, iShares Select Dividend ETF, iShares MSCI Emerging Markets ETF, iShares MSCI Germany ETF, iShares MSCI United Kingdom ETF, iShares Core S&P Total US Stock Market ETF, iShares Nasdaq Biotechnology ETF, iShares Global Infrastructure ETF, iShares US Financials ETF, iShares Global Healthcare ETF e iShares Global Tech ETF.

1 de 1 — Foto: Gerd Altmann/Pixabay

— Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Fonte: Valor Econômico