entretenimento

Bolsas dos EUA operam em alta; dados de emprego trazem otimismo

87views

Os índices acionários em Nova York operam em alta firme nesta segunda-feira, com os investidores reagindo positivamente aos dados de criação de vagas de emprego nos Estados Unidos em março acima do esperado pelo mercado.

Assim, o S&P 500 e o Dow Jones registraram novas máximas históricas intradiárias na abertura do pregão. Perto de 11h20, o S&P 500 ganhava 1,16%, aos 4.066,37 pontos. O Dow Jones aumentava 1%, somando 33.488,87 pontos. Já o Nasdaq tinha valorização de 1,14%, paa 13.633,61 pontos.

A sessão de hoje é a primeira oportunidade para que o mercado acionário americano reaja ao relatório de emprego, que foi divulgado na sexta-feira passada. Os dados indicam que o setor privado americano gerou 916 mil novos postos de trabalho em março, anotando o melhor resultado desde agosto de 2020 e quase o dobro dos 468 mil empregos criados em fevereiro.

“O aumento deve continuar nos meses seguintes, com as restrições da pandemia diminuindo e o pacote de estímulo de US$ 1,9 trilhão entrando em ação. Dito isso, os dados de emprego permanecerão bem abaixo do nível pré-pandemia por um tempo, mesmo com as leituras mensais em alta”, afirma a equipe de taxas de juros, câmbio e commodities da TD Securities.

No entanto, a perspectiva de uma forte recuperação econômica, impulsionada pelo pacote de estímulos, bem como o programa de infraestrutura de US$ 2,3 trilhões do governo Biden, e a continuidade da vacinação tem alimentado temores de que a economia pode superaquecer e obrigar o Federal Reserve (Fed, banco central americano) subir as taxas de juros antes das projeções iniciais para 2023 ou 2024.

“As perspectivas de crescimento, o risco de inflação e o ritmo das vacinações continuam sendo os fatores dominantes que movem os mercados financeiros”, escreveu Hussein Sayed, estrategista-chefe de mercado da FXTM, em uma nota diária.

“Os investidores parecem estar à frente do Fed prevendo um aumento de pelo menos 25 pontos-base nas taxas até o fim do próximo ano. Se partes da proposta de infraestrutura de Biden vierem a ser concretizadas nos próximos meses, provavelmente veremos mais formuladores de política dando sinais de que podem restringir a política monetária”, escreveu Sayed.

Os rendimentos dos Treasuries, que têm sido monitorados de perto pelos participantes do mercado acionário, também operam em ligeira alta hoje. O juro da T-note de 10 anos subia a 1,729%, de 1,720% do fechamento anterior.

No noticiário macroeconômico, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos EUA do instituto IHS Markit avançou a 60,4 pontos em março, de 59,8 pontos em fevereiro.

Fonte: Valor Econômico