política

Bolsonaro é o presidente que mais fez pronunciamentos em 21 meses de governo

47views

Jair Bolsonaro é o presidente da República que mais falou em rede nacional de rádio e TV em seus 21 primeiros meses de mandato desde a redemocratização do Brasil, em 1985.

Desde que chegou ao Planalto, Bolsonaro fez 11 pronunciamentos à nação. Foram 6 vezes somente em 2020 –5 com discursos relacionados à crise do novo coronavírus.

Atrás de Bolsonaro estão os ex-presidentes Dilma Rousseff (8), Fernando Henrique Cardoso (6) e Michel Temer (6).

O levantamento foi feito pelo Poder360 com base em dados do Palácio do Planalto.

Ao todo, somados todos seus pronunciamentos até aqui, Bolsonaro teve 1 espaço de 38 minutos e 32 segundos para falar à população.

<![CDATA[
.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;}.mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px
7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}
]]>
A 11ª vez que o presidente falou à nação foi nessa 2ª feira (7.set.2020) por ocasião do Dia da Independência do Brasil, celebrado neste 7 de setembro. Em sua fala, Bolsonaro afirmou ter compromisso com a Constituição, com a preservação da soberania, com a democracia e a liberdade.

“No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso país jamais abrirá mão”, disse o presidente.

No ano passado, Bolsonaro não se pronunciou em rede nacional sobre o tema. Em 2020 foi a 1ª vez desde a redemocratização que não houve o tradicional desfile cívico-militar para celebrar o Dia da Independência.

Considerando os outros ex-presidentes, Lula falou 4 vezes para a data durante 8 anos de governo. Dilma falou 3 vezes, sempre no dia anterior ao 7 de setembro. Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer nunca fizeram pronunciamentos à nação sobre a Independência do Brasil.

Assista aos 11 pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro no canal do YouTube do Poder360 (clique aqui).

Continuar lendo

Poder360