política

Boris Johnson anuncia novo lockdown no Reino Unido

27views

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta 2ª feira (04.jan.2020) que o país adotará um novo lockdown a partir da meia-noite desta 3ª feira (05.jan) no horário local. A decisão leva em conta a descoberta de uma nova mutação do coronavírus no país, que está sendo relacionada à alta de casos de covid-19, já que a variante se multiplica mais rapidamente que outras cepas já conhecidas do vírus.

“Nós temos agora uma nova variante do vírus, e tem sido frustrante e alarmante a velocidade com que essa variante se espalha. Cientistas confirmaram que a nova cepa é entre 60% a 70% mais transmissível“, explicou o premiê.

<![CDATA[
.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;}.mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}
]]>
De acordo com a emissora BBC, as restrições podem incluir o fechamento de escolas e retomada em massa do trabalho remoto, a menos que sejam trabalhadores de serviços essenciais ou que não podem ser realizados de casa. Mas as medidas serão definidas somente na 4ª feira (06.jan), quando o parlamento britânico se reunirá para debater as políticas adotadas.

Johnson também reforçou a necessidade do isolamento social. Pediu que a população fique em casa e que saia somente por motivos indispensáveis.

“O governo está, novamente, instruindo você a ficar em casa. Você só deve deixar sua casa por motivos limitados e permitido por lei, como para comprar coisas essenciais, para trabalhar se você não pode absolutamente trabalhar de casa, para se exercitar, para ver assistências médica, como para fazer um teste da covid-19 ou se você sofre abuso doméstico”, disse.

Variante do coronavírus

A descoberta ocorre poucos dias após o Reino Unido começar a vacinação contra a covid-19 —uma idosa foi a 1ª pessoa do mundo a receber a vacina. Apesar disso, Hancock anunciou que Londres aumentará as restrições para tentar conter os novos casos da doença.

De acordo com representantes da OMS, por enquanto, nada sugere que a nova variação da Sars-Cov-2 faça com que o vírus seja mais “complicado” ou capaz de ampliar sua capacidade de propagação.

“Essa variação já está sendo monitorada. Pesquisadores já estão fazendo o sequenciamento genético e não há nenhuma evidência de que esta variante se comporte diferente”, afirmou Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS

“Temos ciência dessa variante de Covid-19 na Inglaterra. Esses tipos de mutações são comuns”, disse Mike Ryan, diretor de emergências da OMS.

Continuar lendo

Poder360