notícias

Brexit a qualquer momento, com a vitória de Boris Johnson

Brexit | Boris
257views

Johnson esmaga oposição e tem caminho livre para o “Brexit”

Conservadores alcançam maioria absoluta e trabalhistas afundam-se, com a pior derrota em 84 anos. Corbyn abre caminho à sua sucessão, tal como Jo Swinson (Liberais-Democratas). SNP arrasa na Escócia.

                                          Envio de dinheiro ao exterior | Melhor Câmbio | Online

O Partido Conservador conseguiu uma vitória histórica nas legislativas antecipadas de quinta-feira no Reino Unido e tem via aberta para avançar com o “Brexit” até ao dia 31 de Janeiro de 2020.

O partido de Boris Johnson elegeu 364 deputados, contra apenas 203 do Partido Trabalhista, alcançando uma maioria de 78 lugares na Câmara dos Comuns quando falta apurar um assento parlamentar. Face ao resultado desastroso do seu partido, Jeremy Corbyn anunciou que não concorrerá às próximas eleições, abrindo caminho para uma luta pela sua sucessão

O primeiro-ministro foi claramente bem-sucedido na difusão da sua grande promessa de campanha: cumprir a saída do Reino Unido da União Europeia a todo o custo. A vitória dos tories – que atingem a maior maioria parlamentar desde 1987 – acontece às custas de conquistas em vários círculos eleitorais de tradição trabalhista, particularmente no Norte e Centro de Inglaterra e no País de Gales.

“A nação ofereceu-nos um mandato histórico e temos de estar à altura do desafio e das expectativas”, defendeu Johnson esta sexta-feira, no seu discurso de vitória. “As pessoas querem mudança e nós não podemos e não vamos deixá-las ficar mal.”

Os planos do Partido Conservador passam agora por avançar o mais rapidamente possível para a aprovação de todos os passos legislativos sobre o acordo renegociado com Bruxelas. A proposta de lei do “Brexit” deverá voltar à Câmara dos Comuns no dia 20 de Dezembro.

Fonte: Publico | António Saraiva Lima , em Londres 13 de Dezembro de 2019

Brexit | Boris

Site