tecnologia

Câmara dos deputados discute custos e impactos do 5G nesta terça (11)

50views

Acontece nesta terça-feira (11), a partir das 14h30, um debate na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a respeito da implementação da tecnologia 5G no Brasil. A reunião, que se dará de forma on-line, visa discutir custo econômico, escolhas e impactos sobre operadoras e consumidores.

Participarão do encontro: a diretora da área de Economia do Direito da LCA Consultores, Claudia Viegas, o coordenador do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Diogo Moyses Rodrigues, e o sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil, Marcio Kanamaru.

publicidade

Quadro explicativo do site da Agência Câmara sobre os trâmites do leilão 5G no Brasil. / Arte: Agência Câmara

A audiência foi solicitada pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB) e pelo deputado Vitor Lippi (PSDB), objetivando preparar os parlamentares da Câmara para o leilão da rede 5G que está programado, segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para julho.

Operadoras já estão se preparando

Ainda no aguardo do leilão, as operadoras já começaram a se preparar. A TIM, em parceria com a Huawei, iniciou testes da tecnologia no Brasil. Já a Claro informa em seu site que trabalha com a primeira rede comercial 5G DSS do país. “O 5G DSS é o início da caminhada tecnológica 5G, a introdução de novas possibilidades através da conectividade. Tecnologia esta que é possível ser disponibilizada por meio do compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), utilizando a rede e frequências atuais da Claro”, explica a operadora. A Vivo informa que também está disponibilizando o 5G DSS. Segundo o site da empresa, o recurso já está presente em oito capitais. 

Apesar de essas e outras operadoras já estarem se adiantando para oferecer o 5G, até o momento, não há uma data exata de quando vai acontecer o leilão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=67iD7n5cULQ?feature=oembed&w=500&h=281]

Fonte: Olhar Digital