tecnologia

Chrome para Android rotulará ‘páginas rápidas’ nos resultados da busca

26views
De acordo com o Google, o Chrome para Android vai passar a adicionar rótulos de “fast page” (página rápida, em tradução livre para o português) ao lado de sites que aparecem como resultados de buscas no navegador e que são considerados de alta qualidade.

Ainda segundo a empresa, a rotulação será baseada nas Core Web Vitals, ou Principais Métricas da Web, que possibilitam ao Google identificar oportunidades de melhoria conforme três aspectos: carregamento, interatividade e estabilidade visual.

Por ora, já é possível saber se um site foi considerado uma página rápida por meio de links em outras páginas. Basta pressionar o link do site por alguns segundos antes de visitar a página de destino para encontrar o rótulo – claro, se o site atender aos padrões preestabelecidos pelo Google.

Reprodução

Como verificar se o link é uma ‘página rápida’. Imagem: Divulgação

Quando o Chrome passar a apontar as páginas rápidas diretamente na busca, o rótulo também poderá ser um indicativo para que o site obtenha uma classificação mais elevada em meio aos demais resultados.

O Google afirmou que a otimização “para as Core Web Vitals pode exigir alguns investimentos na melhoria da qualidade da página”, o que sugere que os desenvolvedores de sites terão que prestar ainda mais atenção às métricas para que figurem no topo dos resultados das buscas.

A empresa também disse que atualizou suas ferramentas para desenvolvedores com recomendações sobre como cumprir as métricas para aumentar a qualidade de páginas. Além disso, o Google tem seu próprio formato AMP (sigla em inglês para Páginas Móveis Aceleradas), que pode ser aplicado para atingir o objetivo das Core Web Vitals.

No momento, os rótulos de página rápida serão incluídos apenas na versão beta do Chrome 85, mas os desenvolvedores de sites que já quiserem ver as métricas em ação poderão habilitá-las antes da hora seguindo as instruções do Google.

Via: The Verge

Google Chrome Android

Fonte: Olhar Digital