política

CPI da Covid pede quebra de sigilo da Jovem Pan e de sites bolsonaristas

61views

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, apresentou requerimento na 6ª feira (30.jul.2021) para pedir a quebra do sigilo bancário do grupo Jovem Pan, por ser “grande disseminador de fake news” sobre a pandemia de covid-19. Eis a íntegra do documento (251 kB).

Os trabalhos presenciais da CPI foram suspensos por duas semanas em 15 de julho e serão retomados na próxima 3ª feira (3.ago.2021). Calheiros uniu-se ao senador petista Humberto Costa (PT-PE) em outros pedidos de requerimento que também abordam a disseminação de informações falsas sobre a pandemia.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Os congressistas solicitaram a quebra de sigilo de sites e blogueiros bolsonaristas. Entre eles, Allan dos Santos, do site Terça Livre, que é investigado no STF (Supremo Tribunal Federal) no inquérito das fake news. Também querem solicitar informações para saber os donos do site República de Curitiba.

Outros nomes também foram citados no requerimento. São eles:

  • Produtora Brasil Paralelo, do site Crítica Nacional;
  • Produtora Farol Produções Artísticas, do site Senso Incomum;
  • Raul Nascimento dos Santos – Conexão Política;
  • Paulo de Oliveira Eneas – Empresa Eretz Galil Tecnologias Educacionais;
  • Tarsis de Souza Gomes – site Renova Mídia;
  • José Pinheiro Tolentin – Jornal da Cidade Online.

De acordo com a Agência Senado, os senadores têm 476 pedidos pendentes para apreciação, entre eles pedidos de convocações, quebras de sigilos, informações e audiências públicas que devem orientar a atuação do colegiado até o dia 5 de novembro –prazo final para os trabalhos da CPI.


Com informações da Agência Senado

Continuar lendo

Poder360