economiapolíticatecnologia

E-commerce será legado da pandemia à industria do plástico, diz Roriz Coelho

58views

O presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), Roriz Coelho, 62 anos, disse ao Poder360 que o crescimento de compras pela internet será o legado da pandemia para o setor.

“O comércio eletrônico já vinha ganhando importância muito grande em vários segmentos em que a indústria do plástico atua. Com a pandemia, passou a ser 1 dos principais”, afirmou.

<![CDATA[
.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;}.mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full
h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}
]]>
Roriz é 2º vice na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Ele disputará o comando da instituição em 2021.

“Temos uma infinidade de setores na indústria. Seria bom que eles se alternassem na presidência […] É muito importante ter 1 debate. A indústria já teve 28% do PIB e hoje tem 10%. Precisamos de convergência, de maior participação dos empresários.”

O atual presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o 1º vice, Benjamin Steinbruch, são empresários da indústria têxtil. Skaf apoiará o candidato Josué Gomes da Silva para o comando da instituição. Silva é dono da Coteminas, empresa do ramo têxtil.

Assista a íntegra da entrevista de Roriz Coelho ao Poder360 (21min4s):

Covid-19

A respeito dos impactos que a pandemia trouxe à indústria do plástico, Roriz disse acreditar que o período mais crítico ja passou.

“Quando veio a pandemia, a 1ª preocupação foi com a saúde dos nossos funcionários. Temos 2.500 empresas no Brasil. E 380 mil pessoas que trabalham no setor do plástico. Fomos buscar os protocolos para implementar nas empresas que estivessem trabalhando. Principalmente aquelas que estavam atendendo o setor de saúde.”

Reforma tributária

Roriz afirmou que uma reforma tributária iria favorecer 1 aumento de renda e investimento no Brasil. Para ele, ninguém investe no país de maneira regular sabendo que existe complexidade na carga tributária.

“Não é reforma nem para indústria nem para os serviços. Nós necessitamos de uma reforma para o Brasil, para o país voltar a crescer e para atrair investimento.”

Imposto digital

Para Roriz, o governo precisa conversar melhor com a indústria sobre a ideia de criar 1 imposto para transações digitais.

“Tem que colocar na mesa para que a gente faça as contas. Qual vai ser a base desse imposto? Qual vai ser o tamanho?”

Paulo Skaf

O atual presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disputou o governo de São Paulo em 2018 enquanto esteve na presidência da instituição. Roriz disse que há conflitos de interesse e mistura de agendas quando 1 presidente se candidata a cargos eletivos.

“Acho muito bom o empresário participar da política, mas não dentro de uma federação como é a Fiesp.”

Sustentabilidade

O último relatório da limpeza anual de praias realizada pelo grupo Ocean Conservancy mostrou que embalagens ultrapassam pontas de cigarro como lixo mais abundante nesses locais.

Perguntado sobre como a indústria do plástico poderia se adequar ao meio ambiente, Roriz diz acreditar em uma economia circular, em que é preciso conscientizar as pessoas sobre a reutilização de produtos.

“Muitas vezes, você vai buscar uma matéria-prima em 1 lugar distante, no fundo do mar, sendo que tem disponível nos grandes centros em produtos que foram descartados e que podem entrar novamente no processo produtivo.”


Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

Continuar lendo

Poder360