Em pronunciamento, Barroso alerta para o risco do ‘vírus’ das ‘fake news’ nas eleições
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2020/E/K/r34GhkSZO1uM6W5ONVPw/49935695848-fbfa60cd41-o.jpg)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou neste sábado que a votação nas eleições municipais de novembro exige “cuidados especiais”, em função da pandemia. No entanto, convocou a população brasileira para participar do processo eleitoral e alertou para os riscos do “vírus” das fake news. A campanha tem início neste domingo.
“A pandemia da covid-19 impõe cuidados especiais na campanha que se inicia, para a proteção de eleitores e de candidatos”, afirmou, em pronunciamento em rede nacional. “O TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos do país. A principal forma de transmissão da doença ocorre quando uma pessoa fala ou respira próxima da outra.”
Ele citou as seguintes recomendações: evitar aglomerações; manter distância mínima de um metro das outras pessoas; sempre usar máscara.
“Além disso, reuniões devem ser feitas em lugares abertos e deve-se evitar a distribuição de impressos. Sempre que possível lave as mãos ou utilize álcool gel após ter contato com alguém ou com algum objeto”, disse. “Com esses cuidados, fica minimizado o risco de contaminação.”
Barroso também afirmou que o “vírus” das fake news “ronda as eleições” e é capaz de comprometer “não a saúde pública, mas a própria democracia”.
“Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso”, afirmou.
O ministro ainda citou os 148 milhões de cidadãos habilitados a votar. “O Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Na democracia, somos todos livres e iguais. Ou, pelo menos, devemos lutar para que seja assim. Não abra mão da sua chance de fazer diferença”, disse. “Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas.”
O presidente do TSE, Roberto Barroso, convocou a população brasileira para participar do processo eleitoral — Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE
O presidente do TSE, Roberto Barroso, convocou a população brasileira para participar do processo eleitoral — Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE
Fonte: Valor Econômico
Gostou? Então compartilhe este post:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)