ciência

Esta é a verdadeira aparência de um cromossomo humano

323views
Imagem multicolorida representativa em 3D da aparência de um cromossomo (Foto: Laboratório Xiaowei Zhuang)
Imagem multicolorida representativa em 3D da aparência de um cromossomo (Foto: Laboratório Xiaowei Zhuang)

É comum vermos nos livros didáticos representações de cromossomos como duas “salsichas” entrelaçadas em formato de “X”. Porém, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriram, por meio de imagens 3D de alta resolução, que os cromossomos humanos podem ser bem diferentes do que aprendemos na escola.

As novas imagens são bastante úteis não apenas para ensinar a próxima geração de cientistas, mas para ajudar os atuais pesquisadores a desvendarem mistérios sobre como funcionam as influências da estrutura dos cromossomos.

Em um artigo publicado em agosto na revista Cell, Xiaowei Zhuang e sua equipe relatam um novo método para criar imagens da estrutura e do comportamento da cromatina, conectando os pontos para determinar como um influencia o outro para manter a função adequada ou causar doenças. Segundo os pesquisadores afirmam em nota, é muito importante definir qual é a organização cromossômica 3D “para entender os mecanismos moleculares subjacentes à organização e também como ela regula a função do genoma.”

Com o novo método, a equipe começou a construir um mapa cromossômico a partir de imagens de todos os 46 cromossomos e ângulos mais aproximados de uma seção cromossômica. Para visualizar algo que tão pequeno, eles capturaram pontos conectados ao longo de cada cadeia de DNA. Ao conectar diversos pontos, eles conseguiram formar uma imagem abrangente da estrutura da cromatina.

Com o “Google Maps 3D” do genoma, eles poderiam começar a analisar como a estrutura muda ao longo do tempo e de que forma esses movimentos ajudam ou prejudicam a divisão e replicação celular.

Embora mais pesquisas sejam necessárias antes de confirmar essa teoria, uma coisa agora é certa: o ambiente da cromatina afeta a atividade de transcrição genética, já que a estrutura influencia a função. A equipe também observou que não há dois cromossomos iguais, mesmo em células que são idênticas. Mas descobrir a aparência de cada cromossomo em cada célula do corpo humano exigirá muito mais trabalho.

Galileu