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Estrelas da empresa levam maior parte do crédito – e da culpa

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Trabalhar com profissionais “estrelas”, conhecidos por um desempenho excepcional e com amplo reconhecimento no setor em que atuam, pode ser positivo ou negativo para o restante da equipe. Um novo estudo de pesquisadores da Cornell University e da Binghamton University defende que colaborar com a “estrela” do time oferece riscos e recompensas.

Segundo Rebecca Kehoe, professora associada da Cornell, se a colaboração com a estrela da equipe for bem-sucedida, o crédito tende a se concentrar mais nela. Por outro lado, se o projeto ou trabalho não obtiver o resultado esperado, é a estrela quem provavelmente receberá a maior parte da culpa ou da desaprovação. “Colaborar com a estrela da equipe atenua a perda de status profissional individual associada a um fracasso colaborativo”, diz Rebecca, coautora do estudo ao lado de Scott Bentley, da Binghamton University.

Publicado em dezembro, o estudo utilizou dados compilados da atuação e histórico de carreira de gestores de fundos hedge dos Estados Unidos. Os pesquisadores recorreram ao Eurekahedge, empresa que compila dados como esses e ao Institutional Investor, organização que publica rankings de classificação desses fundos e de seus gestores. As hipóteses foram testadas a partir de um conjunto amplo de dados, que contêm informações sobre cerca de 60 mil gestores de fundos envolvidos na gestão de cerca de 30 mil fundos.

Outro achado do estudo para os pesquisadores foi que profissionais que não se dão bem trabalhando sozinhos, mas possuem uma colaboração estreita com um funcionário “estrela”, podem passar uma impressão errada. “Eles podem ser vistos como alguém que, diante do baixo desempenho, usa o profissional estrela de trampolim”, diz a pesquisadora. Ela também diz que o estudo indica, tanto para funcionários de baixo desempenho quando para os líderes, que é importante ter em mente qual ganho e aprendizado eles gostariam de ter. “Embora não elevem necessariamente o status profissional quando fazem algo de sucesso com a estrela da equipe, os funcionários de baixo desempenho que estiverem em um contexto no qual aprendem muito com aqueles que têm grande destaque podem ter ganhos de desempenho e conquistarem uma melhor posição no futuro”.

Fonte: Valor Econômico