Fontes no Itamaraty estão otimistas com negociações para importar vacina da Índia
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2020/M/Y/OcO864RMmfs1Jr3fR8dg/laboratorios-da-astrazeneca-vacina-coronavirus-rep.jpg)
O governo brasileiro está otimista com o desfecho das negociações com a Índia sobre a possibilidade de importação da vacina da Oxford/AstraZeneca. A informação foi repassada ao Valor por uma fonte do Ministério das Relações Exteriores (MRE), após o Instituto Serum, fabricante indiano contratado para produzir 1 bilhão de doses de vacina, ter dito que o governo do país não permitirá a exportação desse produto.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pediu, em 31 de dezembro, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberasse a importação de 2 milhões de doses da vacina indiana.
Hoje, o presidente do Instituto Serum, Adar Poonawalla, afirmou que a empresa só está autorizada, no momento, a fornecer vacinas para o governo da Índia.
Segundo a fonte diplomática, “o assunto tem sido negociado primordialmente pela área técnica do Ministério da Saúde”. O Itamaraty, diz a fonte, acompanha de perto e tem participado das negociações aproximando as partes e que “as declarações do CEO indiano não refletem o atual estado das negociações”. Disse ainda que o governo está “otimista” de que as vacinas cheguem até o dia 20, como pretende a Fiocruz.
Em nota, o MRE afirmou que “as autoridades sanitárias de Brasil e Índia estão em contato para viabilizar a importação da vacina desenvolvida pela parceria AstraZeneca/Universidade de Oxford, fabricada pelo Serum”.
“Como ocorreu em outras ocasiões, a Embaixada do Brasil em Nova Delhi está facilitando o diálogo entre as partes para a pronta conclusão das negociações”, afirmou.
Fonte: Valor Econômico
Gostou? Então compartilhe este post:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)