política

Funcionários de farmacêutica são vacinados contra covid-19 em Minas Gerais

53views

Funcionários da farmacêutica Cimed foram vacinados contra a covid-19 na manhã desta 2ª feira (12.jul.2021), em Pouso Alegre (MG). O presidente da empresa, João Adibe Marques, publicou em seu perfil no Instagram imagens da aplicação de doses da vacina. O processo se deu em uma tenda, num estacionamento da fábrica. Foi o 1º dia do processo que vai imunizar todos os trabalhadores, segundo Adibe.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WFSt5tCOPwA]

Empregados da indústria fazem parte dos grupos prioritários do PNI (Plano Nacional de Imunizações) contra covid. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, são cerca de 5,3 milhões de pessoas. Leia a íntegra do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (7,7 MB).

De acordo com o documento da pasta que informa a distribuição de vacinas, já foram entregues a Estados e municípios 70% das doses destinadas ao grupo. A maior parte (52,4%) será imunizada com a vacina da AstraZeneca. Os outros 17,6% com dose da Pfizer. Eis a íntegra da nota técnica (525 KB).

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

A imunização dos funcionários da Cimed se deu por meio de uma ação conjunta com a prefeitura, que ficou responsável pela aplicação e registro, segundo informou a assessoria da empresa.

O prefeito da cidade, Rafael Simões, esteve no local da imunização e gravou um vídeo ao lado do presidente da empresa.“É uma alegria imensa estar aqui participando e trazendo vacinas para os funcionários da Cimed. Vocês que são tão parceiros aqui de Pouso Alegre. Tamo junto, é imunização, é saude”, disse o mandatário.

Dentro da tenda havia um estande com o escrito “eu fui vacinado”, e logos da Prefeitura de Pouso Alegre e da Cimed. Na gravação, Adibe diz que se trata de um posto de vacinação para todos os funcionários. No vídeo, Adibe mostra um “kit imunidade” entregue aos funcionários depois da vacinação, com antitérmico, paracetamol, dipirona e um suplemento para imunidade.

Poder360 entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a Prefeitura de Pouso Alegre para saber os detalhes do procedimento envolvendo trabalhadores da indústria. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Em resposta ao Poder360, a empresa disse que o objetivo da iniciativa é “assegurar a perenidade e continuidade do trabalho das indústrias”.

Leia a íntegra da nota enviada pela Cimed:

“A vacinação que ocorreu hoje, 12 de julho, é parte do plano e organização da Prefeitura de Pouso Alegre que, no dia 7 de julho, permitiu a vacinação para trabalhadores das indústrias locais. O objetivo dessa iniciativa é assegurar a perenidade e continuidade do trabalho das indústrias, que é altamente relevante para a cidade.

A ação de vacinação na Cimed ocorreu no dia 12 de julho como parte de uma iniciativa da Prefeitura, em função da empresa ter  em seus colaboradores grande parte do público elegível, facilitando o processo logístico e garantindo melhor resultado e aderência.

Além da Cimed, outras indústrias farmacêuticas receberam os postos de vacinação e, nos próximos dias, isso ocorrerá em outras plantas fabris da cidade, de diferentes setores industriais.  

Seguindo as regulações municipais, vacinamos apenas os colaboradores elegíveis pelas regras da Prefeitura: profissionais que trabalham na Cimed, entre 30 e 47 anos e que são de Pouso Alegre. De forma prévia à ação, a Cimed mapeou os elegíveis dentro dos pré-requisitos e, hoje, conferiu todos os nomes antes da aplicação. Por ser uma ação junto à Prefeitura, foram seguidos todos os processos de controle e registro no sistema público de saúde.

Hoje, tivemos mais de mil colaboradores vacinados. Todos, elegíveis dentro do critério estabelecido pela Prefeitura.

A Cimed acompanhou as estratégias da Prefeitura de Pouso Alegre, sempre respeitando as priorizações dos grupos de maior risco e do PNI. Ao ser informada sobre a liberação, em 7 de julho, dos trabalhadores industriais realizou o processo de cadastro, conforme indicado no site do Imuniza PA (formulário para cadastro da indústria aqui).

A vacinação ocorreu em um posto montando dentro da planta fabril da Cimed. A gestão das doses, bem como a aplicação e registro no sistema público de saúde, foi realizado pela equipe de saúde da Prefeitura. A equipe da Cimed apoiou na montagem estrutural, organização dos colaboradores e levantamento dos nomes elegíveis.

Essa iniciativa ajuda a proteger toda a população e a vida das pessoas, trata-se de um movimento para a perenidade e manutenção das atividades industriais, que têm um papel importante para a cidade de Pouso Alegre. Do ponto de vista da Cimed, essa é uma ação que tem direta relação com o nosso propósito, que é proporcionar saúde e qualidade de vida para todo o Brasil. A vacina salva vidas e é isso que queremos para a sociedade”.

Continuar lendo

Poder360