política

Indústria na zona do euro surpreende em fevereiro com crescimento maior que esperado

28views

1 de 1 — Foto: Alex Kraus/Bloomberg

— Foto: Alex Kraus/Bloomberg

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro subiu para 57,9 pontos em fevereiro, de 54,8 em janeiro, segundo dados da IHS Markit. O resultado superou a estimativa preliminar de 57,7 pontos.

Leituras acima de 50 indicam expansão do setor, enquanto abaixo de 50 apontam contração.

Segundo a IHS Markit, a economia manufatureira da zona do euro teve um forte desempenho em fevereiro à medida que as condições operacionais melhoraram ao nível mais alto em três anos.

“A manufatura está aparecendo cada vez mais como um ponto de luz na economia da zona do euro até agora. O PMI atingiu um recorde de três anos para um nível que raramente foi excedido em mais de duas décadas de história de pesquisas – principalmente durante a bolha pontocom e a recuperação inicial do crise financeira global e entre 2017-2018”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

Na Alemanha, o PMI industrial avançou para 60,7 pontos, de 57,1 em janeiro, superando ligeiramente a estimativa de 60,6. É o maior nível do indicador em 37 meses.

Na França, o PMI da indústria subiu para 56,1, de 51,6 em janeiro, acima da estima de 55,0 pontos, também no nível mais alto de 37 meses.

Na Itália, o PMI da indústria subiu para 56,9, de 55,1 em janeiro, e ficou ligeiramente acima da expectativa de 56,6, também no nível mais alto em 37 meses.

Fonte: Valor Econômico