tecnologia

Inibição de célula na pele pode eliminar cicatrizes

39views

Suas cicatrizes podem estar com os dias contados. Pelo menos, segundo uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Isso porque a equipe descobriu uma fórmula que poderá eliminar cicatrizes com a inibição de uma célula na pele. E o experimento tem se mostrado efetivo — pelo menos em camundongos.

Pesquisas anteriores identificaram que alguns fibroblastos dérmicos conseguem expressar o fator de transcrição Engrailed-1 (En-1), responsável pela criação de tecido cicatricial. Já nesta nova rodada de experimentos, a equipe descobriu a produção de subconjuntos de fibroblastos En-1, no estudo anterior, que se mostraram pró-fibróticos e outros pró-regenerativos.

publicidade

Leia também:

A constatação detectou o fator de transcrição YAP, essencial no processo cicatrizante de feridas, que possibilita a reprogramação de células de fibroblastos e estimula a produção de tecido fibrótico. Assim, os cientistas foram capazes de gerar um novo tecido cutâneo, completo com glândulas sudoríparas e folículos capilares.

tratamento de eliminação de cicatrizes
Créditos: Shutterstock

Embora a técnica tenha sido bem sucedida em ratos, ainda não está claro se funcionará nos humanos.

Os cientistas Piotr Konieczny e Shruti Naik, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, que publicaram um artigo sobre Perspectivas no jornal Science, sugerem que o método desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Stanford é promissora para o desenvolvimento de terapias para eliminar cicatrizes.

Via: Medical Express

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital