ciência

No México, estátua de indígena ocupará lugar que era de Cristóvão Colombo

15views
Estátua de Cristóvão Colombo (Foto: ProtoplasmaKid via Wikimedia Commons)

A estátua de Colombo que ficava na Avenida Paseo de la Reforma (Foto: ProtoplasmaKid via Wikimedia Commons)

Na Cidade do México, uma estátua de Cristóvão Colombo será substituída pelo monumento de uma mulher indígena. A notícia foi dada pela prefeita Claudia Sheinbaum esta semana. A figura do navegador data do século 19 e ficava exposta na Avenida Paseo de la Reforma.

“É lógico que nós reconhecemos Colombo. Mas há duas visões”, disse Sheinbaum. Continuando seu pronunciamento, ela explicou que uma visão é a dos europeus, de que a América foi “descoberta” e a outra é a visão que reconhece que o continente já tinha vida própria muito antes da chegada dos colonizadores.

A prefeita frisou que é chegado o momento de homenagear a importância das mulheres na história mexicana, especialmente das indígenas. O monumento a Colombo já havia sido retirado do antigo local em outubro do ano passado. Na época, a administração pública informou que ela passaria por uma reforma, mas já se especulava sobre a remoção permanente.

Homenagens ao personagem estão sendo revistas também em outros países. No mês de julho, manifestantes derrubaram uma estátua de Colombo em Barranquilla, na Colômbia. No pátio da Casa Rosada, em Buenos Aires, um monumento foi removido em 2013, a pedido da então presidenta Cristina Kirchner.

Galileu