Nobel de Literatura: 7 pontos para conhecer vida e obra de Louise Glück

A norte-americana Louise Glück foi laureada nesta quinta-feira (8) com o Prêmio Nobel de Literatura de 2020. Segundo o comitê responsável pela premiação, a poetisa recebeu a honraria por “sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual”.
Até hoje, 117 autores foram laureados com o Nobel de Literatura, dos quais apenas 16 eram mulheres. Dessas, três são norte-americanas: Pearl S. Buck (1938), Toni Morrison (1993) e agora Glück. A última mulher a receber a honraria foi a polonesa Olga Tokarczuk, agraciada em 2018.
A poetisa não figurava entre a lista de autores favoritos a levar a láurea este ano. Se você não conhece a história e o trabalho de Glück, confira a seguir alguns fatos sobre sua jornada:
1. Onde nasceu e estudou
Nascida em 1943 na cidade de Nova York, Louise Glück cresceu em Long Island. Ela é a segunda filha do casal Beatrice e Daniel Glück. Na juventude, frequentou o Sarah Lawrence College e a Universidade Columbia, ambas nos Estados Unidos, mas não chegou a se graduar.
2. Luta contra a anorexia nervosa
Glück sofreu com anorexia nervosa durante muitos anos entre a infância e a juventude e, justamente por isso, começou a realizar tratamento psicanalítico e passou por uma longa fase de reabilitação. Felizmente, a norte-americana se recuperou após sete anos de tratamento.

3. Influências
Duas de suas grandes influências foram os poetas Léonie Adams e Stanley Kunitz, com quem teve aula durante seu período em Columbia.
4. Dois casamentos
Foi casada duas vezes. A primeira com Charles Hertz, Jr., com quem teve seu filho, Noah, e a segunda com John Dranow. Ambos os casamentos acabaram em divórcio.
5. Técnica de escrita
Glück é conhecida por sua forma de escrita que, embora técnica e cirúrgica, não perde a sensibilidade. Ao longo dos anos, diversos críticos literários elogiaram sua capacidade de percepção sobre assuntos íntimos que afligem a todos, como solidão, relações familiares, divórcio e morte. Além disso, seus escritos também retrabalham mitos gregos e romanos.
6. Trabalhos notáveis
Seu primeiro trabalho, Firstborn, foi publicado em 1968, enquanto seu último livro, American Originality: Essays on Poetry, saiu em 2017. Dentre seus trabalhos mais notáveis estão The Triumph of Achilles (1985) e The Wild Iris (1992).
7. Premiações
Além do Nobel, Glück recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira. Dentre eles o Pulitzer (1993), o National Book Award (2014) e a National Humanities Medal (2015).
Galileu
Gostou? Então compartilhe este post:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)