política

Ocyan conclui melhorias na conformidade após monitoramento externo

52views

A Ocyan, braço de óleo e gás do grupo Odebrecht, concluiu a implementação de práticas de melhoria e novos controles nas áreas de conformidade e finanças, após um processo de monitoramento externo que teve duração de três anos e nove meses.

O processo foi oriundo do acordo de leniência firmado entre a Odebrecht e autoridades dos Estados Unidos e do Brasil, por sua vez decorrente do acordo de leniência firmado após as investigações da Operação Lava-Jato. O acordo envolveu todas as companhias do grupo Odebrecht. Ontem (18), o grupo viu chegar ao fim o processo de monitoramento externo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) realizado desde 2017.

De acordo com a Ocyan, durante o processo de monitoria independente, a companhia estabeleceu novas políticas e procedimentos em temas de conformidade e implantou controles anticorrupção. Além disso, a empresa aprimorou processos e ferramentas de relacionamento interno e externo, estabeleceu mecanismos para assegurar práticas de integridade para prevenir a ocorrência de ilícitos e privilegiar a ética e a transparência na condução dos negócios.

“Cabe ressaltar que a inclusão da Ocyan neste processo de monitoramento se deu pelo acordo firmado pela Odebrecht S.A. com as autoridades, pois, nunca houve registro de envolvimento da Ocyan em ilícitos de qualquer natureza ao longo da operação Lava Jato”, ressaltou o diretor de conformidade da Ocyan, Gilberto Couto.

Fonte: Valor Econômico