políticasaúde

Prefeito Zenaldo Coutinho é aprovado por 16% e rejeitado por 44% em Belém

339views

Pesquisa DataPoder360 mostra que o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), é aprovado por 16% da população da capital paraense. Para 31%, a gestão do tucano é regular.

A rejeição ao trabalho de Coutinho passou de 40% para 44% em duas semanas. No levantamento feito há cerca de 1 mês, 27% consideravam desempenho do político como ruim ou péssimo.

<![CDATA[
.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;}.mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}
]]>
Belém é o município paraense mais afetado pela covid-19, com alguns hospitais operando no limite de sua capacidade. Em todo o Estado, há mais de 90.000 infectados e quase 5.000 mortos pela doença.

A capital e outros 9 municípios paraenses enfrentaram 1 lockdown (bloqueio geral) até pelo menos 24 de maio. Depois dessa data, algumas cidades decidiram flexibilizar a quarentena.

A medida que restringiu a circulação de pessoas havia entrado em vigor em 7 de maio para tentar reduzir a taxa de transmissão da covid-19.

A pesquisa foi realizada de 22 a 24 de junho pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, em uma parceria editorial do jornal digital com o Diário do Pará, de Belém (PA). O levantamento teve patrocínio da Termogás.

No Pará, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, foram entrevistadas 2.500 pessoas em 90 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Dentro dessa pesquisa, foi destacado o recorte de 800 pessoas residentes em Belém. Para os resultados do estudo na capital, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Conheça a metodologia lendo este texto.

Leia os relatórios completos dos resultados em Belém (2 MB) e no Pará (2 MB) .

AVALIAÇÃO ESTADUAL

O trabalho do governador Helder Barbalho (MDB) é considerado ótimo ou bom por 54% na capital. Os que consideram o desempenho do político regular são 25%, enquanto 17% acham seu trabalho ruim ou péssimo. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder.

Os percentuais de Belém são parecidos com os observados na média geral do Estado, em que Barbalho é considerado ótimo ou bom por 52%.

BOLSONARO: ÓTIMO OU BOM PARA 33%

O DataPoder360 também mediu a avaliação do trabalho do presidente da República entre os residentes de Belém. Eis os números:

  • 33% – ótimo ou bom;
  • 23% – regular;
  • 38% – ruim ou péssimo
  • 6% – não sabem.

A avaliação positiva do chefe do Executivo na capital é numericamente maior do que a média nacional, em que 29% consideram-o bom ou ótimo. Essa variação, no entanto, está dentro da margem de erro da pesquisa.

Além de perguntar se o trabalho de Bolsonaro é ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, o DataPoder360 fez outra indagação: se o entrevistado aprova ou desaprova o governo do presidente. O resultado foi o seguinte:

  • 42% – aprovam;
  • 40% – desaprovam;
  • 18% – não sabem ou não responderam.

DATAPODER360

Leia mais sobre a pesquisa DataPoder360:

O conteúdo do DataPoder360 pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.


Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

Continuar lendo

Poder360