ciência

Quem é Wally Funk, aviadora de 82 anos que vai ao espaço com Jeff Bezos

182views
A pilota Wally Funk embarcará no New Shepard ao lado de Jeff Bezos no dia 20 de julho (Foto: Blue Origin)
A pilota Wally Funk embarcará no New Shepard ao lado de Jeff Bezos no dia 20 de julho (Foto: Blue Origin)

Em 1961, a prestigiada aviadora Wally Funk era uma das 13 participantes de um programa privado nos Estados Unidos que preparava mulheres para ir ao espaço, a partir dos mesmos testes aos quais pioneiros astronautas da Nasa eram submetidos. Ela passou em todos, mas a agência desistiu da ideia por mais de duas décadas — até que Sally Ride se tornasse a primeira norte-americana a realizar o feito, em 1983.

Sessenta anos depois, sua missão tem finalmente data marcada: em 20 de julho, ela embarcará no primeiro voo tripulado da Blue Origin ao lado de Jeff Bezos. O empresário norte-americano anunciou a novidade nesta quinta-feira (1º) pelas redes sociais.

“Ninguém esperou mais [do que ela]”, diz o empresário em um vídeo divulgado nas redes sociais da Blue Origin. Os dois viajarão junto a Mark Bezos, irmão do fundador da Amazon, e o vencedor do leilão de um assento no foguete New Shepard — que deu um lance de 28 milhões de dólares, mas ainda não teve seu nome revelado. O voo terá duração de 11 minutos, sendo quatro deles com sensação de gravidade zero

Pilota altamente qualificada há mais de 60 anos, Funk acumula mais de 19 mil horas de voo, além de já ter repassado seus conhecimentos para mais de 3 mil estudantes de aviação, conta no vídeo. “Eu gosto de fazer coisas que ninguém nunca fez”, diz ela, que foi uma das pioneiras a pressionar a Nasa para incluir mulheres nas equipes de astronautas.

O programa de treinamento garantiu a Funk e suas colegas o apelido de Mercury 13. “Eles me disseram que eu havia feito o trabalho mais rápido e melhor do que qualquer um dos homens.” Ainda assim, ela nunca foi selecionada para sair da Terra. “Pensei que eu nunca iria lá em cima”, afirma.

Feliz por estar envolvida em tudo que é inédito, além de compor a equipe do primeiro voo tripulado da Blue Origin, Funk também se tornará a pessoa mais velha a visitar o espaço. “Não consigo expressar às pessoas o quão fantástica eu me sinto por ser escolhida pela Blue Origin para essa viagem”, completa. “Chegou a hora. Bem-vinda à tripulação, Wally. Estamos empolgados em tê-la voando conosco em 20 de julho como nossa convidada de honra”, comemorou Bezos.

Assista ao vídeo (em inglês) sobre o anúncio feito nesta quinta-feira.

[embedded content]

Galileu