política

Republicanos dizem que pode haver acordo com Biden sobre pacote de infraestrutura

40views

Líderes do Partido Republicano no Congresso disseram nesta quarta-feira (12) que pode ser possível chegar a um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre um plano de infraestrutura para o país.

As declarações foram dadas depois de uma reunião entre lideranças democratas e republicanas no Congresso com Biden, na Casa Branca, o primeiro encontro do tipo desde que o presidente assumiu o cargo.

Depois da reunião, o líder republicano na Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, afirmou que pode haver “bipartidarismo” no pacote de infraestrutura, mas que o projeto deve ser mais limitado do que o proposto pela Casa Branca.

Mas McCarthy e o líder do partido no Senado, Mitch McConnell, disseram a Biden que os republicanos não aceitarão uma revisão dos cortes de impostos aprovados pelo ex-presidente Donald Trump em 2017.

“Essa é a nossa linha vermelha”, afirmou McConnell depois do encontro, rejeitando a ideia de Biden sobre como bancar os custos do projeto.

Depois de aprovar um pacote de alívio contra a covid-19 de US$ 1,9 trilhão, Biden propôs outros dois grandes projetos, que totalizam US$ 4 trilhões. Além dos planos de infraestrutura, a Casa Branca também quer reforçar programas sociais. Para custeá-los, a proposta é aumentar os impostos sobre as empresas e sobre os mais ricos.

Em nota divulgada após o encontro, a Casa Branca afirmou que Biden passou quase duas horas trabalhando com os líderes do Congresso para “identificar áreas nas quais eles poderiam colaborar” e que todos concordaram sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura.

A presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, deixou a reunião dizendo que está “mais otimista” de que os dois partidos poderão trabalhar juntos no pacote de infraestrutura.

Fonte: Valor Econômico