Portugal

Troca de CNH em Portugal com nova lei em 2020

CNH | Portugal | Carta de Condução
6.82Kviews

Estrangeiros em Portugal poderão trocar a habilitação legal para conduzir (carta de condução / CNH) em até 2 anos, a partir da fixação da residência em Portugal. Até ontem, o prazo era de 90 dias.

VÍDEO EXPLICANDO ALTERAÇÃO DA LEI | NOVO PRAZO DE 2 ANOS (Clique Aqui)

Ao perder o prazo, o estrangeiro deve passar por avaliação prática, pagar mais taxas e aguardar um processo bastante demorado.

O Decreto estava sendo aguardado por muitos brasileiros (e demais estrangeiros) que haviam perdido o prazo de 90 dias para realizar a troca. Pois bem, agora, há 2 anos de prazo, o que será excelente para quem aguardava.

O Decreto-Lei diz, claramente: “Alarga-se ainda o prazo de troca dos títulos de condução estrangeiros, após a obtenção de residência em território nacional, sem necessidade de realização de prova prática, que passa de 90 dias para dois anos“.

Além disso, o Decreto-Lei determina que a troca poderá ser feita, também, no Espaço Cidadão. Antes, era apenas no IMT.

Como trocar a habilitação em Portugal (passo a passo | clique aqui)

Transcreve-se abaixo o trecho do referido Decreto-Lei:

(…) “altera-se o regime aplicável aos serviços de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, que passam a poder ser prestados nos Espaços Cidadão, pelos trabalhadores que prestam o atendimento do serviço. Alarga-se ainda o prazo de troca dos títulos de condução estrangeiros, após a obtenção de residência em território nacional, sem necessidade de realização de prova prática, que passa de 90 dias para dois anos, alinhando-se este prazo com o regime previsto para a revalidação por caducidade das cartas de condução portuguesa”.

Dessa forma, o Código de Estrada terá uma nova redação:

Artigo 128.º, 7, “c” | Troca de títulos de condução

7 – A troca de título de condução estrangeiro é condicionada à aprovação do requerente a uma prova prática componente do exame de condução quando:

c) Não for requerida a troca do título estrangeiro no prazo de dois anos, contados a partir da data da fixação da residência em Portugal.

O Decreto-Lei foi publicado hoje, 14.01.2020, sob o nº. 2/2020.

Extraído do site Advocacia | Portugal Brasil

Da Redação Viralizado | Equipe Portugal

Não deixe de compartilhar nossas notícias em suas redes sociais